Comandos Laravel Artisan Para Limpeza de Cache (Explicados)
Algumas vezes, quando estamos desenvolvendo alguma aplicação com Laravel, podemos quebra a cabeça por causa de alterações feitas no código e não refletidas na aplicação. Geralmente o motivo disso acontecer é o famoso cache.
Vamos ver alguns comandos comuns que podemos executar em seu terminal para mitigar tais problemas.
OBS: Lembre de executar os comandos no contexto da sua aplicação. Seu terminal no mesmop diretório da aplicação.
1. Cache de Configuração
A configuração de cache ajuda a combinar todas as opções de configuração do seu aplicativo em um único arquivo que será carregado rapidamente pela estrutura.
Limpando o Cache de Configuração:
No entanto, se percebermos que as alterações nos valores de configuração no arquivo .env não estão refletindo sem seu aplicativo, considere limpar o cache de configuração com o seguinte comando:
Se você deseja redefinir rapidamente o cache de configuração após limpá-los, execute o seguinte comando:
2. Cache de Rota
O armazenamento em cache de suas rotas diminuirá drasticamente o tempo necessário para registrar todas as rotas de seu aplicativo. Ao adicionar uma nova rota, você terá que limpar o cache da rota para que a nova rota entre em vigor.
Limpando o Cache de Rota:
O seguinte comando limpará todo o cache de rota em seu aplicativo:
Para armazenar suas rotas novamente, basta executar o seguinte comando:
3. Cache de Views
As exibições são armazenadas em cache em exibições compiladas para aumentar o desempenho quando uma solicitação é feita. Por padrão, o Laravel irá determinar se a visão não compilada foi modificada mais recentemente do que a visão compilada, antes de decidir se deve recompilar a visão.
Limpando o Cache de Views:
No entanto, se por algum motivo suas views não estiverem refletindo as alterações recentes, você pode executar o seguinte comando para limpar todo o cache de views compiladas:
Além disso, o Laravel também fornece um comando Artisan para pré-compilar todas as visualizações utilizadas pelo seu aplicativo. Da mesma forma, o comando também limpa o cache de view antes de recompilar um novo conjunto de visualizações:
4. Cache de Eventos
Se você estiver usando eventos em seu aplicativo Laravel, é recomendável armazenar em cache seus eventos, pois você provavelmente não deseja que a estrutura verifique todos os seus ouvintes em todas as solicitações.
Limpando o Cache de Eventos:
Quando você quiser limpar seus eventos em cache, você pode executar o seguinte comando Artisan:
Da mesma forma, armazenar em cache seus eventos também limpa qualquer cache existente na estrutura antes que um novo cache seja reconstruído:
5. Cache de Aplicativo
Usar o cache do Laravel é uma ótima maneira de acelerar os dados acessados com frequência em seu aplicativo. Ao desenvolver seu aplicativo envolvendo cache, é importante saber como liberar todo o cache corretamente para testar se seu cache está funcionando corretamente.
Limpando o Cache de Aplicativos:
Para limpar o cache do aplicativo, você pode executar o seguinte comando Artisan:
OBS: Esse comando NÃO limpará nenhum cache de configuração, rota ou views armazenados no /bootstrap/cache/diretório.
6. Limpando Todo o Cache:
O Laravel fornece um comando Artisan útil que limpa TODOS os caches acima que abordamos acima. É uma maneira conveniente de redefinir todo o cache em seu aplicativo, sem precisar executar vários comandos apresentados anteriormente.
Limpando Todo o Cache:
Para limpar todo o cache do Laravel, basta executar o seguinte comando:
Bônus (Limpando Cache do Composer e NPM):
Se os comandos Artisan do Laravel acima não resolverem o problema que você está enfrentando, talvez seja necessário examinar outros ambientes relacionados em seu projeto que possam estar causando isso.
Ao construir um projeto Laravel, é comum empregar o Composer Dependency Manager para PHP, bem como o NPM para qualquer biblioteca JavaScript que possa ser necessária em seu projeto. Nós apenas temos que observar que ambos os gerenciadores de pacotes estão usando alguma forma de cache para melhorias de desempenho.
Limpando o Cache do Composer:
Às vezes, um novo pacote que você acabou de instalar via Composer parece não estar funcionando. Ou um novo projeto que você acabou de clonar de um repositório não parece estar funcionando corretamente.
Esses problemas geralmente são causados por erro de mapa de classe de uma classe de biblioteca recém-instalada ou a versão em cache de uma biblioteca específica não corresponde às exigidas pela base de código do projeto que você acabou de clonar. Em tal situação, você precisa atualizar o PHP autoloader executando o seguinte comando:
Bem como qualquer uma das seguintes variações (todas elas atingem o mesmo objetivo de excluir todo o conteúdo dos diretórios de cache do Composer):
Limpando o Cache do NPM:
Para limpar o cache do NPM:
Resumo:
Isso é tudo que você precisa saber sobre os comandos relacionados ao cache Artisan do Laravel, bem como alguns comandos adicionais para Composer e NPM, que você provavelmente usará juntos em um projeto Laravel.
Aqui está um comando final antes de terminarmos o artigo:
O comando acima listará todos os comandos Artisan disponíveis quando executado. Eu recomendo que você dê uma olhada, pois você pode encontrar algo novo que será útil para você!
Referência:
Esse artigo é uma tradução do artigo original do KenFai, postado no DevTo. O pedido para postagem dessa tradução foi devidamente feito ao autor. Segue abaixo o link da conteúdo original.
Obrigado!